quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nona Quimioterapia e Quinta da 2ª Etapa

Pessoal este é o fogo de minha lareira que faço nos dias frios... e desde ontem aqui a temperatura caiu...
Fazer o fogo na lareira me causa um prazer muito grande... e ficar olhando e ouvindo a lenha queimar também... gosto do frio quando posso e tenho meios de me aquecer... pois um "Fondue" com vinho (que não tenho tomado em virtude do tratamento) tem o seu VALOR...
Bem mas vamos lá falar da quimioterapia... é quase inacreditável... a dimensão física/biológica/racional é importante também... mas o que nós profissionais da saúde esquecemos é de ser "Bruxos - do Bem", "Fadas", Cuidadores do Ser Humano... precisamos urgente deixar de acreditar que somente a técnica, o físico, o material e o racional é que conta no meio dos Serviços de Saúde... até porque a questão técnica os gestores podem nos substituir por um robô... o que vai garantir os nossos empregos e a procura dos clientes/pacientes... é a dimensão da subjetividade inserida neste trabalho... e ainda se pudermos avançar para a dimensão da espiritualidade melhor ainda...
Mas voltando ao meu físico... estou encantada... não tenho mais sentido muitos efeitos colaterais... apenas não posso caminhar rápido em minhas aulas com o personal... e às vezes aqueles esquecimentos... quando preciso fazer duas vezes a mesma coisa... mas até isso aliviou...
Coloquei esta foto pois me identifiquei com ela... tem fogo em toda a acha-de-lenha... hoje percebo que novamente preciso trabalhar as minhas questões internas... fortalecer o meu "Eu interno" para depois alcançar o meu "Eu Divino"... além de sentir isso - aceito este desafio...
Quando comentei essas questões com a minha irmã Nana... ela me disse: "Mas este teu 'Eu interno' está bem difícil, complicado..." Eu ri...
Mas fazer o que?!?!?... Quando se tem a consciência de que é preciso trabalhar em prol das questões Universais... isso comecei a entender a partir da leitura da vida das pessoas iluminadas que já passaram pelo Planeta Terra... e, em especial me ajudou muito o estudo da vida dos Santos da Igreja Católica... pois queria compreender porque certas pessoas abrem mão de uma vida com todo um "certo conforto" para se isolar da família... a qual - família - considero a base para uma vida repleta de realizações... é o nosso "porto seguro"...
Então ao ler sobre essas pessoas: Santa Faustina, Santa Teresa de Avila, Santa Teresinha, São Francisco de Assis e Santo Antônio... consegui compreender que essas pessoas tem uma visão de mundo... totalmente diferente da minha... que optei pelo trabalho, formação de uma família, vida social, entre outros...
E como li hoje no livro Terapeutas no Deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de Assin a Graf Dürckheim de Jean-Yves Leloup e Leonardo Boff... quanto maior a LUZ, maior a SOMBRA... então como a vida para os Santos é vista sob o prisma da entrega, desapego, caridade, simplicidade e compaixão... o outro é tão importante quanto o eu... mas esse EU não é qualquer Eu... é um Eu que sabe o que quer... e todos mobilizaram as Forças do Universo para chegar a sua meta, ao seu objetivo: "O mais próximo possível de Jesus Cristo" e todos alcançaram seus objetivos de vida... Então é isso... tenho buscado compreender a Dimensão da Espiritualidade... em conformidade com as minhas limitações... pois tenho consciência que isso é um processo... e um processo lento... no qual não tem saltos é preciso se vivenciar profundamente cada etapa...
Daí mais uma vez a analogia com o fogo da lareira que é um processo de transformação de achas-de-lenha para cinzas... assim acontece com a gente quando se toma consciência do verdadeiro processo de viver com responsabilidade cósmica... isto é... compreender que a vida só faz sentido se valorizarmos as coisas simples, se formos humildes, se tivermos compaixão (no sentido de estar com o outro na dor)... mas tudo pode só pode ocorrer se soubermos PERDOAR, ACEITAR O LIVRE ARBÍTRIO DO OUTRO... e isso é muito difícil... especialmente... das pessoas muito próximas de nós - familiares...
Então é assim que passo a ver na vida hoje... e luto na tentativa de colocar o que tenho aprendido em prática...
"O erro não se torna verdade por se fundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver." Gandhi

Um comentário:

  1. Adoro nosso fogo, nosso fogo de vida, nosso amor fogoso, e nosso fogo lindo e aconchegante. Te amo mamy

    ResponderExcluir