quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Última Radioterapia


Uau!!! Última radioterapia... isso é simplesmente maravilhoso... estou muito feliz... mais uma etapa que se acaba... agora no dia 28/10 tenho uma revisão médica para receber um relatório de tudo o que foi realizado no período da radioterapia...

Bem mas agora é enfrentar os efeitos da radio... como mostrei para vocês minha mama está bem sensível... sinto prurido... e um constante desconforto... gostaria de deixar registrado que os cuidados com a pele durante a radioterapia devem ser levadas muito a sério... pois sempre é melhor prevenir do que curar uma lesão aberta...

Foi descrever para vocês os cuidados que eu fiz durante a Radioterapia:
1. Tomei muito líquido, incluindo diariamente uma xícara de chá de camomila.
2. Bem próximo ao horário da radio eu tomava o meu banho e preparava a mama com compressas de chá de camomila (chá da erva mesmo e não saquinhos). Assim conseguia esfriar a pele e deixava limpa para receber a radiação.
3. Sempre fui acompanhada para as sessões de radioterapia. Cuidado com o lado emocional... é muito importante para se manter o humor em alta.
4. Logo que chegava em casa uma de minhas cuidadoras fazia novamente compressas com o chá de camomila. No início as compressas duravam 15 minutos, mas com o passar do tempo percebi que a pele estava mais aquecida então resolvi passar para 30 minutos. Após secar a pele era aplicado a Loção de Aloe Vera 5%, esperava um pouco para secar a loção e então colocava um paninho feito de fralda para proteger os locais de dobra, evitando assim ficar pele em contato com pele.
5. À noite este procedimento de esfriamento da pele e colocação da Loção era repetido.
6. Como a pele ficou hiper-sensível na última semana troquei a Loção de Aloe Vera 5% pelo Creme de sulfadiazina de prata 2%, conforme orientação da Técnica de Enfermagem da Clínica.

Observação: muitos dos cuidados me foram recomendados pela Técnica de Enfermagem da Clínica Ceron e outros pelas cuidadoras e alguma coisa fui adaptando conforme a minha experiência como Enfermeira.

2 comentários:

  1. Olha querida e amavel amiga, gostaria de te falar que es uma pessoa encantadora, sempre alegre!!! Fico muito feliz que esta tudo se encaminhando bem, pelo que vi nesse blog, viu te achei facil, facil.
    Bom, tenha uma otima recuperação tudo de ótimo para vc e sua familia. Enorme bju, Anderson.

    OBS: O bolo estava maravilhoso!!!!,mas continuo preferindo meu "bife parmegiana".

    ResponderExcluir
  2. Oi Anderson!
    Muito obrigada pelo carinho... continues a ser essa pessoa querida e simpática... nós pacientes precisamos muito disso... Sucesso e felicidades em tua vida. Maira

    ResponderExcluir