quarta-feira, 7 de julho de 2010

Décima Terceira Quimioterapia e Nona da 2ª Etapa


Assim como essa imagem abstrata... vejo hoje as minhas emoções... primeiro porque fui de sangue doce dar uma palestra sobre a Teoria dos Vínculos Profissionais (resultado de minha Tese de Doutorado na UFSC em 2005) para um grupo de alunos... e qual não foi a minha surpresa que ao término de minha exposição... recebi um presente/homenagem da platéia que estou emocionada até agora...
Turma até agora estou sem palavras... é muita emoção... ver o trabalho da gente auxiliando a engrandecer essa nossa maravilhosa profissão - ENFERMAGEM...
Mas não mais com enfermeir@s tecnicistas na liderança e sim Enfermeir@s comprometid@s, solidári@s e compassiv@s (no sentido de estar junto com o outro na dor) além de estarem preocupados em fazer a diferença através do autoconhecimento.... pois através do próprio conhecimento... vem a auto-estima e, consequentemente, a valorização profissional...
Em segundo lugar minhas emoções estão como a imagem pois a partir de hoje faltam apenas 3 últimas quimioterapia...
Daí vem a toma... como minha vida mudou em tão pouco... que para mim ainda é... longo tempo... vocês estão entendendo?!?!?! ... são muitas emoções que preciso elaborar.... me conscientizar.
.. para voltar inteira... deste processo todo... preciso me reconstruir saudavelmente...
Só para vocês terem uma pequena idéia vou colocar algumas fotos...
As fotos iniciam em fevereiro de 2010:












Diagnóstico 10/02/2010 - Câncer no quadrante inferior externo da mama direita....


Cirurgia dia 22/02/2010
Extração do Tumor com esvaziamento ganglionar

Incisão cirúrgica na região axilar com necrose e infecção




Corte do cabelo antes
da queda
Implantação do cateter
para quimioterapia





Ainda bem que temos muitos recursos para não deixar exposta a carequite e "chocar as outras pessoas"... isso é real...









E agora a sobrancelha que está bem ralinha....
















Então são muitas emoções e segundo Augusto Cury no Livro 12 Semanas para mudar uma vida, p.114 e 115 diz o seguinte:
"A emoção pode gerar a mais rica liberdade ou a mais drástica prisão: o cárcere da emoção. Muitos vivem nesse cárcere. Embora a emoção deva ser administrada, é impossível dominá-la completamente [...] a emoção é mais difícil de governar do que os pensamentos. Ela é ilógica. Mas, por isso, é tão bela. Uma mãe nunca desiste de um filh@, por mais que el@ a decepcione. Um professor pode investir num aluno rebelde e relapso e sonhar que um dia ele vai brilhar.
Por ser ilógica, a emoção traz ganhos enormes,mas também problemas. Uma ofensa pode estragar a semana [...] Não há dois senhores: ou você domina, ainda que parcialmente, a energia emocional ou ela o dominará [...] hoje, a sociedade é tão estressante e competitiva que, se não desenvolvermos habilidade para administrar a emoção, o risco de se ter uma péssima qualidade de vida é enorme. Não corra esse risco [...] Administrar a emoção é o nosso grande direito. Direito de ser feliz, de ser livre das mágoas, de ter prazer de viver, de navegar com segurança nas turbulentas águas das relações sociais."

Gostaria de lembrá-los que o Câncer está, em muitos casos, ligado a emoções como as mágoas, ressentimentos...
e somente vamos descobrir que estes sentimentos existem em nós pelo autoconhecimento ou buscando ajuda na terapia, com profissionais competentes.
Fórmula mágica para se livrar destes sentimentos destrutivos... PERDÃO... primeiro a mim mesmo e após aos outros... e como diz Hannah Arendt (filósofa) e depois do perdão o CUMPRIMENTO DA PROMESSA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário