terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Natal na Espanha - Feliz Navidad

Quero iniciar mostrando um pouco da linda decoração da cidade de Múrcia na Espanha. Foram plantadas Flores de Natal, aqui conhecida como Flores de Páscoa, por todo o centro da cidade.



Dando seguimento as luzes são um ponto forte.


Também durante o dia a decoração tem o seu encanto.



No dia 24 de dezembro as pessoas vão para a rua com o objetivo de enquanto bebem e comem vão encontrando os amigos. Foi o que aconteceu conosco, ou seja, encontro e reencontro de amigos brasileiros na Espanha.


Então chegamos na Noite de Natal, aqui conhecida como "Nochebuena", uma noite em que as famílias se reúnem para a Ceia Natalina e apenas - em torno de 20% da população - fazem a troca de presentes nesta noite. Pois os presentes são trocados no Dia de Reis - 06/01, que aqui inclusive é feriado. Assim, na Nochebuena, o foco é festejar o nascimento de Jesus Cristo (povo muitíssimo Católico) com a família.



Já no dia 25/12, no almoço (às 15 horas), conhecido como "comida" por aqui, foi um encontro muito gratificante com a turma brasileira daqui de Múrcia.


O que mais me chamou a atenção é que passou o dia 25 e as pessoas continuam desejando "Feliz Navidad"... e isso pode se estender até o Dia de Reis. Isso é muito legal e se puder e conseguir... se não for engolida novamente pela nossa cultura, quero levar isso para a minha vida.

Um comentário:

  1. Renato e Ana Luise estarão em Murcia no Natal. Diga onde podemos encontrar os brasileiros no Natal. Obrigado.
    Renatoa1so@gmail.com

    ResponderExcluir