sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia da Família


Então hoje estamos festejando a FAMÍLIA!!! Ótimo acho maravilhoso termos um dia específico para a família, pois ela é a base para nossa vida.
Mas acredito que devemos aproveitar este dia para pensarmos um pouco mais de que família estamos falando. 
Fui procurar uma imagem para ilustrar o Dia da Família e só achei imagens de papai, mamãe e filho(s) e, pensei mas essa não é a minha família.
Então, quando instigo as pessoas a falarem sobre família a única resposta que obtenho é: "hoje a família é diferente... vivemos outros tempos e com novos modelos de família". Se digo que precisamos pensar afinal o que ocorre nestas famílias diferentes, a resposta é sempre a mesma... a resposta só muda quando pergunto para os filhos de pais separados: "como vocês se sentem vendo seus pais separados?". Bem daí sim a resposta é diferente e, vejo muita dor, sofrimento e muitos filhos assumindo responsabilidades que são dos pais... mas como os mesmos estão separados e muitas vezes com o emocional afetado... tem sobrado para os filhos responsabilidades muitas vezes descabidas.
Vejo também que as pessoas tem feito pouco empenho para manter as relações... tudo é superficial e movido pelo imediatismo e, desta forma, muitos pais tem simplesmente abandonado seus filhos a mercê do mundo.
Sou muito criticada pela forma como lido com as situações da vida... mas tenho claro que fui eu quem quis ter filhos... então sempre que percebo sofrimento nos olhos de minhas filhas... eu não descanso... preciso fazer o que estiver ao meu alcance para amenizar o sofrimento ou para estar junto com elas no que precisarem.
E, quando sofri com a minha separação foi na minha família que consegui amparo e suporte para enfrentar as dificuldades para depois me voltar e amparar minhas filhas.
Então o que proponho é: "de que tipo de família estamos falando mesmo? Que investimento tenho feito em minha família? O que faço de modo a auxiliar na manutenção do equilíbrio emocional de meus filhos? Tenho pensado na família ou só em mim? Tenho que ser feliz e o resto é resto." Então fica a dica: a família precisa é viver em paz, com relações saudáveis, para o bem de todos os envolvidos nesta família e, isso a gente só consegue cuidando da nossa família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário